Vazão da barragem de Ceraíma aumenta com chegada de águas das cabeceiras; Poço do Magro deve sangrar nas próximas horas

Foto: Reprodução

Depois de começar a verter água por volta de 1h da madrugada desde domingo (9), a vazão de saída do vertedouro da Barragem de Ceraíma, em Guanambi, continua aumentando. Já o reservatório da Barragem de Poço do Magro necessita menos de dez centímetros atingir sua capacidade máxima, o que deve ocorrer nas próximas horas, mesmo sem chuvas expressivas na região.

O aumento da vazão em Ceraíma acontece em razão das chuvas que caíram sobre as cabeceiras nas últimas horas, principalmente na região do distrito de Guirapá, em Pindaí. Moradores da localidade registram uma chuva expressiva por volta do meio dia desta segunda-feira (10).

Nos vídeos, enviados pelas redes sociais, é possível ver um volume grande de água descendo pelos afluentes do rio Carnaíba de Dentro, curso d’água formador da barragem. [VEJA VÍDEO]

Aumento da vazão

O sangramento da barragem começou fraquinho e foi aumentando com o passar das horas. No início da tarde, o nível estava na cota 515,14, ou seja, a água escorre por uma lâmina de 14 centímetros do sangradouro, permanecendo assim até o início da manhã desta segunda-feira (10).

No fim da tarde, as réguas de medição da barragem registravam a cota 515,28, ou seja, a quantidade de água que desce pelo rio Caranaíba de Dentro mais do que dobrou em 24 horas. Pouco mais tarde, o nível do escoamento passou dos 30 centímetros. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), responsável pela administração da barragem, não divulga os dados de vazão afluente e defluente do reservatório.

Em Guanambi não chove há quase 48 horas. O nível do rio no trecho urbano segue dentro do limite do leito. Moradores próximos às áreas do rio devem continuar em alerta.

APÓS AUMENTO DO NÍVEL DA BARRAGEM DE CERAÍMA, PREFEITURA DE GUANAMBI ADOTA MEDIDA PREVENTIVA NO BAIRRO LIBERDADE

Na noite desta segunda-feira (10), em uma ação preventiva e conjunta, diversos órgãos de Guanambi estão mobilizados para auxiliar os moradores do bairro Liberdade, que por ventura tenham que deixar suas residências, principalmente nas partes mais baixas, em virtude do aumento do nível de água que está descendo pela referida barragem, que sangrou na madrugada deste domingo (9), depois de quase 30 anos.

Segundo informações preliminares obtidas pelo PORTAL VILSON NUNES, servidores públicos estão no local prestando orientações aos moradores por precaução a saírem de algumas residências de maior risco, para que não sejamos pegos de surpresa.

Mais cedo, o assessor de comunicação da prefeitura de Guanambi, João Roberto, reforçou que a medida tomada pelo grupo de trabalho é preventiva. “Esta é uma ação preventiva, zelando pela vida humana, os técnicos aconselharam deixar os moradores desta última rua do bairro Liberdade, avisados para que ninguém seja surpreendido, caso esse nível comece aumentar mais, como a vazão aumentou, consequentemente a água vai descer mais forte, então como precaução está sendo feito este trabalho de orientação aos moradores”, disse.

Poço do Magro

O reservatório da Barragem de Poço do Magro está quase no seu limite. Nas próximas horas, as águas que ainda escorrem do Riachão, devem fazem com que a água comece a escorrer pelo sangradouro.

Fonte: Agência Sertão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.