Na manhã deste sábado (16), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia confirmou, o primeiro caso da Covid-19 no município de Urandi. Trata-se de um funcionário de uma empresa – responsável pela construção de uma linha de transmissão, que já havia sido diagnosticado com o vírus, através de um teste rápido feito pelo Laboratório Fernandes. Seguindo o protocolo, foi colhido um novo material e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA), sendo testado positivo para o novo coronavírus.
Conforme informações divulgadas pela Agência Sertão, este paciente esteve hospedado em uma pousada na cidade Guanambi, junto a cerca de 120 outros trabalhadores, dos quais 13 tiveram resultado positivo para a doença após testes rápidos realizados pela Secretaria de Saúde do Município.
Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar e segue acompanhado por uma equipe de saúde, apresentando sintomas leves da Covid-19.
Outro paciente submetido a teste rápido neste sábado, cujo resultado foi positivo, também fora incluído no último boletim de Urandi. O secretário informou que ele também é funcionário da obra da rede de transmissão de energia e está no isolamento da empresa sem apresentar sintomas. A contraprova foi enviada ao Lacen/BA, cujo resultado aguarda análise.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Saúde de Urandi, Péricles Tiago, confirmou a informação e fez um apelo à população pelo isolamento social. [veja o vídeo]
Fonte: Agência Sertão