Sisu 2020.1 tem mais de 15 mil vagas para a Bahia; Guanambi e Caetité ofertam 420 vagas

Foto: Reprodução

Os dois meses que separam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do dia que os candidatos descobrem a pontuação no teste é de muita espera e ansiedade para quem quer entrar em uma instituição pública de ensino superior.

Agora, as respostas vem de vez. É que o resultado do Enem vai ser divulgado no dia 17  e as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas de 21 de janeiro a 24 do mesmo mês. Só na Bahia, serão ofertadas 15.440 vagas, distribuídas em 11 universidades públicas do estado.

Entre as cidades que possuem universidades estaduais, Salvador é a cidade da Bahia que possui mais vagas na primeira edição do Sisu 2020 – são 4.859 divididas entre a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

Pelo interior, são 10.581 vagas para o processo seletivo. Além das três instituições já citadas, também participam do Sisu a Universidade Estadual De Santa Cruz (Uesc), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o IF Baiano, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O curso de Medicina teve a maior concorrência na edição do segundo semestre do Sisu 2019. Em Salvador, a graduação é ofertada pela Ufba e a Uneb para a primeira edição do processo seletivo deste ano. Juntas, as universidades oferecem 84 vagas pelo Sisu. Nacionalmente, foram 117,37 mil inscrições para cada uma das 1.446 vagas ofertadas.

Para a cidade de Guanambi são 285 vagas, 125 ofertadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb Campus XII) e 160 disponibilizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano ( IFbaiano – Campus Guanambi).

As vagas são distribuídas entre os cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo.  Sendo eles – Administração, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Agroindústria, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Química. 

Na cidade de Caetité são 135 vagas ofertadas pela Uneb. Distribuídas pelos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Minas, Geografia, História, Letras – Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Matemática, são 20 vagas por curso, exceto língua inglesa que tem apenas 15 vagas destinadas ao curso.

Fonte: Agência Sertão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.