
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensificou as ações de monitoramento e vigilância diante do surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado na China. Em alinhamento com o Ministério da Saúde, a Sesab, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), tem trabalhado para reforçar a atuação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar em todo o estado.
Entre as medidas adotadas, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Bahia (Cievs) orientou os Núcleos de Epidemiologia Hospitalar a fortalecerem sua colaboração com as Comissões e Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH e SCIH). O objetivo é identificar precocemente e comunicar de forma ágil qualquer aumento de casos suspeitos de infecções respiratórias, garantindo uma resposta rápida e eficaz.
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não tenha emitido alerta internacional sobre o HMPV, o Brasil segue em estado de vigilância. O monitoramento constante é realizado em estreita articulação com as autoridades sanitárias internacionais, garantindo que qualquer mudança no cenário seja rapidamente comunicada.
A Sesab reforça a importância da notificação de casos suspeitos e a adesão às medidas preventivas, como a higienização das mãos, uso de máscaras em ambientes hospitalares, e a atenção aos protocolos de controle de infecções respiratórias.
Fonte: Sesab