
A cidade de Palmas de Monte Alto (BA) sediou nesta sexta-feira (18) o 1º Seminário da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado da Bahia (FEDACSE/BA). O evento reuniu dezenas de profissionais da área, lideranças sindicais e autoridades ligadas à saúde pública para discutir temas fundamentais à valorização e ao fortalecimento da categoria.
A programação teve início às 9h com o acolhimento dos participantes e, em seguida, a formação da mesa de abertura. Compuseram a mesa: Eulidia Figueiredo Ramos – presidente da Associação Municipal Classista dos ACS e ACE; Zilar Portela – presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Bahia (FEDACSE/BA); Ilda Angélica Correia – presidente da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (CONACS); Domingos Rodrigues Porto Neto – presidente da Câmara de Vereadores; Rosyllene Lourenço Chaveiro – coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município; Dr. Euler Barbosa – assessor de Assuntos Parlamentares da CONACS e Eronice – representante dos ACS de Caetité.
O seminário contou com uma série de palestras temáticas ao longo da manhã: “Aposentadoria especial – uma realidade próxima”, com Dr. Euler Barbosa, que esclareceu avanços e perspectivas sobre o direito à aposentadoria diferenciada para a categoria; “Um olhar para os ACE em campo”, ministrada por Zilar Portela, abordando os desafios específicos enfrentados pelos agentes de combate às endemias; “Lutas nacionais em defesa dos ACS/ACE”, com Ilda Angélica, presidente da CONACS, que apresentou um panorama das principais conquistas e desafios em nível federal; e “O sofrimento psíquico relacionado ao trabalho”, ministrada pelo psicólogo Roberto Lima, que trouxe uma abordagem sobre a saúde mental dos profissionais, diante das adversidades e cobranças do cotidiano.
O evento ainda contou com a apresentação do Calendário de Lutas, com ações previstas em âmbito estadual e nacional, visando manter ativa a mobilização da categoria.
Feito por Portal Vilson Nunes