
Com a implantação da Educação Integral, em tempo integral, em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal, a Secretaria Municipal de Educação acredita que para o êxito desse projeto, a formação dos profissionais que atuam nas escolas é um imperativo, uma vez que o olhar e o fazer educativo para o desenvolvimento integral do indivíduo implicam, necessariamente, uma nova compreensão do processo ensino-aprendizagem e dos elementos que o compõem, assim como a criação de novos ambientes educativos.
Nessa perspectiva, foi realizado na segunda-feira, 04 de julho, o evento de lançamento do Programa de Formação em Educação Integral para Professores em Exercício da Rede Municipal de Educação – PROFEintegral, com a participação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura Vicência Paula, o Prefeito Manoel Rubens e a Primeira-dama Lúcia Helena Ribeiro receberam a comunidade educacional, no espaço da Escola Municipal Marcelino Neves, em um momento de apresentação do programa e reflexão sobre a política educacional do município.
O evento contou com a presença de representantes do Legislativo Municipal, representante do Secretariado Municipal, do Vice-prefeito Domingos Rodrigues Porto Neto, e participações especiais dos professores doutores em educação Ginaldo Cardoso de Araújo, Eliana Márcia de Carvalho e o palestrante da noite Martinho Condini.

O PROFEintegral trata-se de um Programa que objetiva promover a formação em exercício de professores, gestores e coordenadores pedagógicos, visando potencializá-los para o trabalho nas escolas de tempo integral do município. A primeira etapa deste programa, de julho a dezembro de 2022, terá carga horária de 60h e será feita por segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e Ensino Fundamental (Anos Finais), observando a atuação dos professores.
O evento inaugural do PROFEintegral foi avaliado positivamente e despertou o interesse e expectativa dos profissionais da educação da rede municipal de educação.
Fonte: Ascom