A rede municipal de educação de Palmas de Monte Alto foi pioneira no desenvolvimento de atividades curriculares excepcionais, na região. E, cada vez mais, a Secretaria Municipal de Educação se mobiliza para melhorar a qualidade das aulas remotas e da oferta educacional para seus alunos.
Nessa perspectiva, as escolas da rede pública municipal foram contempladas com 12 estúdios para a gravação, edição e a transmissão das aulas remotas.
Os espaços, pensados para atender cada etapa de ensino oferecida no município, são estruturados com equipamentos modernos e de uso exclusivo para gravação de aulas e do programa Rádio Educativa (Projeto “Nas Ondas do Rádio”). Dentre os muitos itens adquiridos, têm-se: notebooks e computadores completos, para edição das aulas; mesa de som profissional, para gravação e edição dos programas da Rádio Educativa; suporte para câmera/celular, tendo na escola um smartphone disponível para gravações; microfones profissionais; luminárias; entre outros itens.
Além do espaço equipado com os materiais tecnológicos e pedagógicos, as escolas recebem todo o suporte dos servidores técnicos da Secretaria, auxiliando na utilização dos equipamentos.
A criação dos estúdios surgiu da necessidade de adequar o processo ensino-aprendizagem à realidade das escolas e alunos, reduzindo os impactos da pandemia na educação. Contudo, a estrutura foi pensada para além das aulas remotas e servirá para a realização de atividades práticas quando as aulas presenciais retornarem, fortalecendo o uso da tecnologia, a diversificação de recursos e metodologias na educação escolar.
“A tecnologização do ensino em Palmas de Monte Alto é uma das metas em nossa gestão. Já realizamos um curso de formação tecnológica para os professores e, agora, estamos disponibilizando estúdios para a gravação das aulas com conforto e qualidade. A todo o momento buscamos uma educação de excelência para nosso município, com inovação, criatividade e dedicação”, afirma Vicência Paula, Secretária Municipal de Educação.
Neste contexto, os estúdios fortalecem a interação e a integração entre educadores, educandos e a família, possibilitando aulas de qualidade de forma síncrona e assíncrona.
Fonte: Ascom