PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde e Adab intensificam ações para conter raiva animal em Guanambi

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Guanambi confirmou nesta quinta-feira (9) que mais dois animais na região rural de Morrinhos testaram positivo para raiva animal, totalizando três casos registrados na cidade. A descoberta foi feita após uma série de ações de vigilância e investigação iniciadas em dezembro de 2024, quando mortes de animais na região de Ceraíma despertaram preocupação.

Ao ser notificada por uma moradora de Ceraíma, a Vigilância Epidemiológica acionou a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que realizou a coleta de amostras nos animais. No final daquele mês, o Laboratório Central (Lacen) confirmou o primeiro caso de raiva. Desde então, a Sesau e a Adab vêm desenvolvendo ações intersetoriais para conter a propagação da doença.

Em entrevista, o secretário de saúde Edmilson Júnior destacou que moradores e todos os cães e gatos de Ceraíma foram vacinados, e a Adab iniciou investigações de campo na área. Posteriormente, relatos de mortes semelhantes chegaram da região de Morrinhos, levando equipes a intensificar as fiscalizações e as orientações aos produtores.

“Nossas ações incluem a vacinação, que é o único mecanismo eficaz de prevenção, além de um trabalho conjunto entre a Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Sanitária, a Atenção Básica, a Secretaria de Agricultura e a Adab. Estamos mobilizados para proteger a população e os rebanhos,” afirmou Edmilson Júnior.

As autoridades reforçam a importância da vacinação em animais domésticos e de produção e alertam a população para comunicar imediatamente qualquer caso suspeito às autoridades de saúde ou defesa agropecuária.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE