
As matrículas e rematrículas da Rede Municipal de Educação para o ano letivo de 2026 já estão abertas no município de Palmas de Monte Alto. O período segue até o dia 30 de janeiro, e os responsáveis devem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência para garantir a vaga dos estudantes.
O atendimento acontece no horário normal das aulas, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, contemplando matrículas, rematrículas e transferências. A orientação é para que pais e responsáveis não deixem o procedimento para os últimos dias, evitando filas e transtornos.
Em áudio enviado ao programa Giro de Notícias, da Rádio Visão FM, a secretária municipal de Educação, Ana Luíza Porto R. Laranjeira Rocha, reforçou o chamado à comunidade escolar e destacou uma das principais novidades para o ano letivo de 2026: a retomada gradual do ensino em tempo integral na rede municipal.
“Estamos retornando com a educação em tempo integral de forma gradual, respeitando a estrutura, a organização de cada escola e fazendo isso de maneira tranquila, leve e responsável, tanto para os alunos quanto para os professores e as famílias”, afirmou.
Segundo a secretária, o tempo integral terá carga horária de oito horas diárias. A parte da manhã seguirá com a sequência didática da Base Nacional Comum Curricular, enquanto o turno da tarde será organizado por eixos, incluindo arte e cultura, ciência e tecnologia, além de esporte e lazer.
Ana Luíza explicou que a Creche Municipal Firmina Badaró continuará funcionando em tempo integral, das 7h30 às 15h30. A Escola Monteiro Lobato, que atende crianças de 4 e 5 anos (pré-1 e pré-2), também passará a oferecer ensino integral no mesmo horário, garantindo a continuidade do desenvolvimento na educação infantil.
Na zona rural, duas escolas do campo serão contempladas com o novo modelo: o Colégio Simpliciano Martins Roriz, na comunidade de Pinga-Fogo, e o Colégio Castro Alves, no distrito de Barra do Riacho. Nessas unidades, toda a escola funcionará em tempo integral, atendendo educação infantil e ensino fundamental anos iniciais.
“Estamos estruturando melhor nossas escolas, com refeitórios, mais banheiros e mais acessibilidade, para que tudo seja feito de forma gradual, responsável e segura, permitindo que a educação municipal avance cada vez mais”, destacou a secretária.
Ao final da entrevista, Ana Luíza reforçou o convite para que famílias que ainda não fazem parte da rede municipal conheçam as escolas e realizem a matrícula dentro do prazo.
“Estamos muito atentos a todo o processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, concluiu.
Ouça na íntegra
Feito por Portal Vilson Nunes