
O I Encontro Pedagógico de 2021, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Palmas de Monte Alto, chamou os gestores, coordenadores pedagógicos, docentes, discentes, equipe técnica, pais e comunidade a somar forças para esperançar e produzir uma rede de afetos e de formação na educação montealtense em 2021. Assim, o Encontro se apresenta como um mobilizador, como um ativador de pensamentos e de ações pedagógicas para este ano letivo, não com as certezas porque elas não existem, mas com a proposição, com o desejo, com o afeto e com a esperança.
Dessa forma, o I Encontro Pedagógico está organizado de forma híbrida, ou seja, com atividade presencial e com atividades on-line, perspectivando o seguinte objetivo: mobiliar a Rede Municipal de Educação para os desafios do ensino remoto/ ensino híbrido, planejando ações pedagógicas para a sua operacionalização.
A Secretaria Municipal de Educação propõe, no seu Plano Estratégico para 2021, ano do centenário de Paulo Freire, três eixos norteadores para as ações pedagógicas da educação municipal, inspirados nas reflexões desse grande educador brasileiro. Os três eixos são apresentados no quadro a seguir:
Eixo 1: Da leitura de mundo à leitura da palavra: as múltiplas possibilidades de ler, interpretar e aprender.
Eixo 2: O ato de ler e escrever como instância articuladora de aprendizagens interdisciplinares no ensino remoto/ ensino híbrido.
Eixo 3: A capacidade de ler e interpretar como competência para elevar o Ideb das escolas.
PROGRAMAÇÃO:
– DIA 02/02 (19h) – Palestra de Abertura do Encontro. O evento foi transmitido por meio de live no Facebook. Palestrante: Prof. Dra. Sônia Maria Ales de Oliveira Reis.
– DIA 03/02 (8h as 10h30) – PAINEL ONLINE (via YouTube) – Eixo I: Da leitura de mundo à leitura da palavra: as múltiplas possibilidades de ler, interpretar. Painelista: Catarina Malheiros, Neurisângela Maurício e Sílvia da Conceição Gomes. Mediadores: Gabriel Donato, Marizete Barros e Neurivânia Maurício.
– DIA 03/02 (14h as 16h30) – PAINEL ONLINE (via YouTube) – Eixo II: O ato de ler e escrever como instância articuladora de aprendizagens interdisciplinares no ensino remoto/ ensino híbrido. Painelista: Agnalva Nogueira e Marizete Barros. Mediadores: Gabriela Malheiros e Neurisângela Maurício.
– DIA 04/02 (8h as 10h30) – PAINEL ONLINE (via YouTube) – Eixo III: A capacidade de ler e interpretar como competência para elevar o IDEB das escolas.. Painelista: Gabriel Donato e Neurivânia Maurício. Mediadores: Sílvia da Conceição Gomes e Catarina Malheiros.
– DIA 04/02 (14h as 16h30) – OFICINA PRESENCIAL: Coordenadores Pedagógicos. Orientadores: Sílvia da Conceição Gomes, Neurisângela Maurício e Catarina Malheiros.
– DIA 05/02 – Planejamento Pedagógico Online: Reunião entre Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores de suas respectivas unidades escolares.
Fonte: Ascom





