
A cidade de Sebastião Laranjeiras/BA deu um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável ao receber, no dia 09 de abril, uma série de eventos voltados à construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). As atividades aconteceram na Câmara Municipal de Vereadores, nos turnos matutino e vespertino, reunindo autoridades, técnicos e a população para debater um tema essencial: o saneamento básico como direito e política pública.
Coordenados pelo Projeto Plansanear, uma iniciativa de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), vinculada à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, os encontros tiveram como objetivo apresentar as etapas e as estratégias participativas para a elaboração do plano.
O PMSB contempla os quatro eixos fundamentais do saneamento básico:
-
Abastecimento de água potável;
-
Esgotamento sanitário;
-
Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas;
-
Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.
Além de garantir uma infraestrutura digna, a construção do plano é essencial para que o município possa acessar recursos federais destinados a obras e ações na área de saneamento.
A iniciativa contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Malheiros, que destacou a importância do saneamento como pilar da saúde pública: “A importância do saneamento básico vai muito além da comodidade de infraestrutura. É uma questão de saúde pública, pois reduz doenças, melhora a qualidade de vida e promove bem-estar. Estamos empenhados em trazer para o município as melhores ações da área e dotá-lo de estrutura adequada para água potável, esgoto, descarte de resíduos sólidos e preservação ambiental.”
A mobilização contou ainda com o apoio do deputado federal Charles Fernandes, que articulou junto ao Governo Federal os meios para viabilizar a adesão do município às políticas públicas da área.
Entre os presentes, estiveram o engenheiro ambiental e consultor Lucas Tharcio, responsável técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a secretária de Meio Ambiente Mila, além dos vereadores Ortinho e Sísera.
Fonte: Ascom