PUBLICIDADE

Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é reconhecida como patrimônio cultural

Santuário da Lapa (Foto: Reprodução)

A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, uma das maiores celebrações religiosas do Brasil, foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural. A Lei 15.197/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (8).

Realizada anualmente entre 28 de julho e 6 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, a romaria reúne cerca de 600 mil fiéis. O evento se tornou símbolo da fé popular, mas também movimenta o turismo e a economia local, além de promover integração entre diferentes comunidades.

A proposta foi aprovada no Senado em agosto, na Comissão de Educação, com relatoria da senadora Augusta Brito (PT-CE). Na defesa do projeto, a parlamentar destacou a importância da romaria não apenas pela devoção religiosa, mas também pelo impacto cultural e social.

A nova lei autoriza o poder público a adotar políticas de apoio ao evento, como garantir segurança aos romeiros, valorizar os atos religiosos e promover o registro da romaria no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como bem cultural de natureza imaterial.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE