
Os moradores do município de Riacho de Santana estão insatisfeitos com o serviço ofertado pela Embasa. Segundo denúncias feitas ao Portal Vilson Nunes, a falta de água tem atrapalhado a rotina das famílias. Soma-se a esse problema a péssima qualidade do líquido fornecido, as denúncias dão conta que a água está escura, barrenta e apresentando cheiro e gosto atípicos. Informam ainda que em alguns locais a falta de água já ultrapassa oito dias. Denunciam ainda que nessas mesmas localidades chegam a ficar sem a água a maior parte dos dias. A indignação dos moradores tem como base o fato de o reservatório estar cheio (Barragem da Santana – que abastece a cidade).
De acordo com as denúncias, a Embasa ultrapassa todos os limites aceitáveis ao manter a população sem água por tantos dias, sem aviso prévio, e que ainda não respondem aos questionamentos que possam ao menos justificar a situação.
Segundo informações de populares veiculadas nas redes sociais, principalmente nos grupos de WhatsApp da cidade, já tem crianças faltando as aulas em decorrência da falta de água. O que demonstra a seriedade da problemática envolvendo Embasa e a população riachense. Em áudio encaminhado à reportagem, a senhora Anete falou sobre a problemática e pediu resolução urgente. [ouça]
O site manteve contato com o Prefeito Municipal e o Secretário de Meio Ambiente, que cientes da situação, informaram que a Embasa já foi notificada a prestar esclarecimentos em mais de uma oportunidade e não havendo resposta recorreram ao Ministério Público solicitando audiência pública que possa resolver a demanda. [ouça]
“Há algum tempo a população tem reclamado e cobrado da Embasa respostas acerca da péssima qualidade do abastecimento de água que a empresa vem nos fornecendo (tanto em quantidade, quanto em qualidade de água). Com isso, e levando em consideração que o município é titular do serviço de saneamento, a EMBASA foi notificada três vezes a prestar esclarecimentos a respeito da situação, por onde não obtivemos respostas. Desta maneira o município viabilizou uma audiência junto ao promotor para que a empresa se esclarecesse perante o Ministério Público. Em contato com o Sr. Carlos Paulo (representante regional da embasa) na segunda-feira, eu fiz alguns questionamentos: Por que está faltando água nas torneiras e a água que chega vem com coloração alterada? Obtive a resposta que houve um problema na captação e que os tanques que fazem parte do abastecimento tiveram que ser lavados, o que gerou falta de água em alguns pontos e o problema com a coloração. Sendo garantido que a empresa que a situação seria resolvida em 48h (prazo encerra hoje); Por que a população não foi informada da situação? A resposta dele foi que precisavam articular o setor técnico com o de comunicação e no mesmo dia emitiram uma nota; Além disso foi cobrado a resultado dos laudos de análise de água para que possamos analisar e verificar a situação da qualidade da água. Cabe salientar que a Vigilância Sanitária do município é o órgão responsável por viabilizar análises de água, inclusive da EMBASA, e tem em mãos alguns laudos e posicionamentos, já que eles vem acompanhando de perto há algum tempo. Os moradores aguardam a manifestação do Ministério Público esperançosos que a situação da falta e da qualidade da água fornecida aos munícipes seja resolvida”, manifestou Francisco Fagundes, secretário de Meio Ambiente, em nota.