Riacho de Santana: Estudantes cobram mais apoio no transporte aos universitários; prefeito Alan Vieira se manifesta

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (6), diversos estudantes de Riacho de Santana (BA), procuraram à reportagem do Portal Vilson Nunes, alegando que, no início do mandato do atual prefeito do município, Alan Antônio Vieira, eles eram contemplados com o transporte gratuito para se deslocarem às cidades de Bom Jesus da Lapa, Caetité e Guanambi, onde cursam o Ensino Superior e Técnico. No entanto, segundo os universitários, desde o início deste ano, a gestão municipal retirou o referido transporte sem aviso prévio e, a partir daí, os próprios alunos tiveram que custear ônibus particular, chegando a pagar a quantia de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) por mês.

Diante da problemática e das dificuldades enfrentadas, os alunos solicitaram mais apoio do Poder Público. “Precisamos de ajuda, muitos alunos não conseguiram pagar o mês de abril ao motorista, fomos pegos de surpresa, muitos aderiram a faculdade por conta do transporte e agora, ou paga o transporte ou paga o FIES. Não sabemos o que aconteceu. Este semestre o motorista falou que íamos contribuir com 200,00 mensais,  porém não sabemos quanto é repassado pela prefeitura“, manifestou uma estudante.

Os cidadãos, ainda manifestaram, que tentaram diversas vezes dialogar com a Administração Municipal para saber o que aconteceu, entretanto, não tiveram êxito.

Procurado pelo PVN, o prefeito Alan Vieira, se manifestou através de nota, garantindo que é compromisso da sua gestão atender bem seus munícipes e ainda prestou esclarecimentos sobre o assunto da referida matéria. “No tocante ao transporte de universitários – modalidade de ensino que não está sob nossa responsabilidade, razão porque o MPF manifestou contrário ao atendimento pelos municípios, com recursos da educação, esta prefeitura mantém três ônibus locados com recurso livre para o transporte de estudantes, que contribuem com uma contrapartida. Os municípios da região estão repaginando a forma de atender o transporte escolar, fruto de ações patrocinadas pela Justiça Federal, o que tem modificado as práticas. Importante esclarecer que a gestão municipal, apesar da crise financeira que atinge os municípios como um todo, tem investido recursos com a locação de ônibus para transporte de estudantes universitários, atendendo quase duas centenas de alunos. O programa poderá ser ampliado ou reduzido, dependendo das finanças do município“, argumentou.

Em outras cidades da região, a exemplo de Carinhanha, Malhada e Palmas de Monte Alto, os gestores decidiram conceder bolsas aos estudantes universitários de baixa renda, após diversas manifestações promovidas.

Fonte: Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.