PUBLICIDADE

Réu é absolvido em júri por homicídio ocorrido em bar na zona rural de Palmas de Monte Alto

Fórum Dr. Alcebíades Laranjeira (Vivian Nunes/Foto: Portal Vilson Nunes)

O réu Jonaste do Patrocínio Pereira, conhecido como “Negão”, foi absolvido pelo Tribunal do Júri da Vara Criminal de Palmas de Monte Alto (BA), em julgamento realizado no último dia 5 de agosto de 2025. Ele respondia por homicídio qualificado, acusado de matar a facadas um homem de 35 anos durante uma briga em um bar no distrito de Espraiado, zona rural do município. O crime ocorreu na noite de 29 de setembro de 2017.

De acordo com o processo, a vítima estava jogando sinuca e ingerindo bebida alcoólica com dois outros indivíduos quando um desentendimento terminou em agressões físicas e no esfaqueamento fatal. A motivação da briga não foi esclarecida.

Durante a fase de instrução, testemunhas de acusação e defesa foram ouvidas, além de peritos. A denúncia do Ministério Público havia apontado que o crime foi praticado com recurso que dificultou a defesa da vítima, o que justificou a pronúncia por homicídio qualificado. A defesa, por sua vez, sustentou a tese de que Jonaste não havia concorrido para o crime e buscou a desclassificação para lesão corporal.

Com base nos quesitos apresentados aos jurados, o Conselho de Sentença optou pela absolvição do réu, decisão que levou o Ministério Público a anunciar a interposição de recurso de apelação, por entender que houve contradição entre a prova dos autos e a resposta dos jurados.

O processo segue tramitando em relação ao segundo acusado, Cristiano Magalhães de Souza, atualmente com 31 anos, cujo caso foi desmembrado, já que ele ficou foragido por um período após o crime.

Mesmo com a absolvição neste caso, Jonaste segue preso no Conjunto Penal de Brumado, onde cumpre pena de 36 anos, 10 meses e 15 dias, decorrente de outra condenação por homicídio qualificado e tentativa de feminicídio, crimes cometidos em outubro de 2021 na localidade de Lagoa do Couro.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE