
A reprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 44%, a pior marca desde o início do mandato, segundo a pesquisa de avaliação da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O levantamento, realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro, aponta que 32% dos entrevistados classificam a gestão como “péssima”, enquanto 12% consideram “ruim”.
Os números indicam um aumento de 13 pontos percentuais na desaprovação em relação à última pesquisa, realizada em novembro de 2024. Já a avaliação positiva do governo Lula é de 28,7%, sendo 19,4% de “bom” e 9,3% de “ótimo”.
Com dois anos de governo, Lula iguala a rejeição registrada por Michel Temer (MDB) em fevereiro de 2017, considerando o início da gestão Dilma Rousseff, em 2015. O atual presidente também supera Jair Bolsonaro (PL), que, no mesmo período de mandato, tinha 36% de avaliação negativa.
Entre os evangélicos, o governo Lula enfrenta seu pior desempenho: 54% consideram a gestão negativa. A rejeição pessoal ao presidente também cresceu, subindo nove pontos percentuais desde novembro, alcançando 55%. Já a aprovação é de 40%, enquanto 5% não responderam.
A pesquisa CNT ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Fonte: CNT