Reforma de agroindústria familiar aumenta vendas de produtos em Riacho de Santana

Foto: Reprodução

A reforma na unidade de beneficiamento de mandioca da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco, em Riacho de Santana, na região sudoeste da Bahia, foi o impulso que faltava para que agricultores e agricultoras familiares pudessem aumentar a produção e as vendas de produtos derivados da mandioca.

Com o suporte do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi realizada a requalificação da unidade de beneficiamento, com aquisição de novas máquinas e equipamentos, além assistência técnica qualificada. A partir daí as famílias agricultoras passaram a contar com um espaço adequado para a produção de chimango, bolos e sequilhos variados. “A reforma melhorou muito a nossa logística de trabalho, tornou o ambiente mais agradável e aconteceu uma grande evolução na renda dos beneficiários a partir da produtividade da nova unidade”, comentou o presidente da Associação, Antônio Carlos de Oliveira.

A evolução da renda dessas famílias é fruto da comercialização dos produtos que, além de serem vendidos em feiras, são entregues a mercados institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Só na primeira quinzena de janeiro, foram entregues 13.500 quilos de produtos por meio do PAA, entre derivados de mandioca e produtos in natura, como hortaliças e raízes de mandioca. “A nossa capacidade de produção girava em torno de 150 a 200 quilos por dia, e, agora, estamos entre 300 e 400 quilos, após a chegada de equipamentos como forno, batedeira, formas e o carro, que facilitou a nossa logística de entrega”, enfatizou o presidente.

Agora, a expectativa da Associação é avançar ainda mais na comercialização dos produtos com a aquisição dos rótulos das embalagens para a inserção no mercado convencional. “O nosso sonho é colocar os nossos produtos nos mercados municipais tanto do município como dos municípios vizinhos”, finalizou o presidente Antônio Carlos.

Fonte: Ascom CAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.