O serviço de energia elétrica foi interrompido em diversas cidades da Bahia e outros estados do Brasil, na manhã desta terça-feira (15). No estado baiano, além da capital, cidades da Região Metropolitana e do interior também registraram a queda de energia.
A assessoria da Neoenergia Coelba informou que uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. A companhia acrescentou ainda que mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) ainda não se manifestou.
Moradores de estados de outras regiões do país também relataram por meio das redes sociais a suspensão do serviço. Os outros estados afetados foram:
- Ceará
- Bahia
- Maranhão
- Paraíba
- Acre
- Pará
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Alagoas
- Rondônia
- Pernambuco
- Amapá
Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.
De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
Fonte: Agência Brasil