Na última sessão da Câmara de Vereadores de Riacho de Santana, realizada na última segunda-feira (18), começou a ser discutido o projeto de lei 579/2024, de autoria do Vereador Gilmar Ribeiro da Cruz, que visa reconhecer a utilidade pública municipal da Associação de Capoeira Desportiva e Cultural Grupo Mestre Valdeci Antônio da Rocha (Mestre Dedé).
O grupo, liderado pelo mestre Ademar Rocha e contramestre Danilo Lima, é composto por crianças e adolescentes do município e tem como principal objetivo promover a socialização, o esporte e a valorização cultural dos participantes. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que une dança, luta e música, e tem se mostrado uma ferramenta importante para o desenvolvimento físico, mental e social dos jovens envolvidos.
A Associação de Capoeira Mestre Dedé, tem se destacado pelo trabalho realizado junto à comunidade, proporcionando oportunidades de aprendizado, integração e crescimento pessoal para os participantes. O reconhecimento como entidade de utilidade pública municipal trará benefícios como maiores apoios institucionais, acesso a recursos públicos e a possibilidade de ampliar suas atividades.
Vale ressaltar que o grupo tem participado de eventos e recebido apoio do poder público municipal. Hoje o grupo conta com projeção a níveis estadual e nacional.
A iniciativa do Vereador Gilmar em apresentar esse projeto de lei demonstra o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela associação e a preocupação com a promoção da cultura, do esporte e da inclusão social no município de Riacho de Santana.
O Mestre Dedé foi um dos fundadores e entusiastas do grupo de capoeira em Riacho de Santana. O grupo foi criado no ano de 1998, com maiores destaques entre 2005 e 2010. Dedé nos deixou aos 39 anos, em 14/09/2020. A Partir daí, o mestre Ademar passou a coordenar as atividades do grupo e manter suas tradições vivas.
A expectativa é de que o projeto seja aprovado pelos demais vereadores, fortalecendo ainda mais as ações da Associação de Capoeira Desportiva e Cultural Grupo Mestre Valdeci Antônio da Rocha (Dedé) e beneficiando diretamente a comunidade local.
Fonte: Ascom