PUBLICIDADE

Programa Rastreamento do Câncer de Mama já está atendendo em Palmas de Monte Alto

programa itinerante ‘Saúde sem Fronteiras’ Rastreamento do Câncer de Mama em Palmas de Monte Alto (Fotos: Vilson Nunes / Rádio Visão FM)

O programa itinerante ‘Saúde sem Fronteiras’ Rastreamento do Câncer de Mama começou o atendimento, a partir desta segunda-feira (19/06), à população feminina, na faixa de 50 a 69 anos, no município de Palmas de Monte Alto (BA). O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A carreta-móvel está estacionada na Praça da Bandeira, em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade. A previsão é que a Unidade permaneça no município até o dia 1º de julho.

De acordo com o Coordenador de Atenção Básica do Município, Marcos Fábio, mais de 1200 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização dos exames de mamografia. As interessadas no atendimento devem apresentar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de endereço. O atendimento ocorre das 7h às 18h, na unidade móvel, equipada com mamógrafo e equipe especializada. A capacidade técnica é de realizar 140 mamografias ao dia.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

A senhora Alice Gonçalves, uma das pacientes beneficiadas com o exame, disse durante entrevista à Rádio Visão FM, que o programa é extremamente importante, pois cuida da saúde da mulher. Ela ainda sugeriu que outros exames fossem disponibilizados à população feminina. “Gostei muito, demais, sempre é bom vim para Monte Alto, nós precisamos muito de saúde aqui na cidade né”, manifestou.

https://soundcloud.com/vilson-nunes/alice-goncalves

A DOENÇA

O câncer de mama é uma doença silenciosa que atinge milhares de mulheres, podendo até levar à morte.  É o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Bahia, o Inca estima que este ano serão 2.560 novos casos da  doença.

Fonte: Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE