Programa Estadual de ‘Rastreamento do Câncer de Mama’ é apresentado em Palmas de Monte Alto

Foto: Vilson Nunes / Rádio Visão FM

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto, apresentaram na manhã desta terça-feira (16/05), no auditório da Câmara Municipal, o ‘Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama’, que faz parte do ‘Saúde sem Fronteiras’. O evento de apresentação contou com a presença da técnica da Sesab, Jane Araújo (responsável pela execução do programa); secretário municipal de saúde, Marcos Túlio Laranjeira Rocha, Coordenador de Atenção Básica do município, Marcos Fábio Rocha; presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Nogueira; médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, diversos outros servidores do setor de saúde e a Imprensa Local.

Foto: Tamires Lima / Rádio Visão FM

Durante o evento, a responsável pela execução do programa, Jane Araújo, esclareceu sobre os critérios de atendimento e objetivos do ‘Rastreamento do Câncer de Mama’. Segundo a técnica, a carreta que atenderá o município de Palmas de Monte Alto, a partir do dia 19/06 até 30/06, estará realizando mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária  considerada de maior risco para a doença. Ela ainda informou que, a capacidade técnica da unidade móvel, dotada de dois mamógrafos, é de realizar 140 mamografias ao dia. Sendo assim, a expectativa é que sejam atendidas mais de 1200 mulheres montealtenses. O veículo ficará estacionado na Praça da Bandeira, no centro da cidade.

Em entrevista à Rádio Visão FM, o Coordenador de Atenção Básica do Município, Marcos Fábio, ressaltou que as mulheres podem ficar tranquilas, pois caso esteja na faixa etária estabelecida pela Sesab será contemplada. Ele relatou que o agente comunitário de saúde que já faz a visita de acompanhamento fará a parte burocrática de encaminhar a documentação ao PSF ou Centro de Saúde. “As mulheres podem ficar tranquilas, não precisa pressa, pois vamos fazer um cronograma com as datas, cada localidade, o pessoal da zona rural vai ter transporte e alimentação. Vamos garantir 100% do atendimento. Assim que tiver pronto o cronograma vamos divulgar nas rádios e através dos agentes de saúde”, disse ele.

Foto: Tamires Lima / Rádio Visão FM

 

A DOENÇA

O câncer de mama é uma doença silenciosa que atinge milhares de mulheres, podendo até levar à morte.  É o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na Bahia, o Inca estima que este ano serão 2.560 novos casos da  doença.

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.