
A pesquisa desenvolvida pela professora e pesquisadora Vicência Paula da Conceição Gomes, em parceria com o professor orientador Ginaldo Cardoso de Araújo (UNEB), ganhou destaque nacional com a publicação de um artigo na Revista ComCiência. O trabalho aborda a potência da docência artista na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e foi realizado na Escola Municipal Marcelino Neves, em Palmas de Monte Alto (BA).
O estudo teve como proposta a criação dos chamados Ateliês Formativos — espaços que uniram escuta, reflexão e práticas criativas inspiradas em obras literárias como A Moça Tecelã, Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe. Através dessas vivências, os professores participantes puderam ressignificar suas práticas pedagógicas a partir da arte, dos afetos e das próprias histórias de vida.
Segundo Vicência Paula, “a docência artista é aquela que se reinventa continuamente, rompendo com modelos prontos e apostando na sensibilidade e na criação como forma de ensinar e aprender”.
O artigo completo está disponível na plataforma da revista e pode ser acessado por meio do link:
https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia
Sobre a autora
Vicência Paula é professora da rede municipal de Palmas de Monte Alto, mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela UNEB, licenciada em Pedagogia e graduada em Direito. Atua também como assessora e consultora em educação, com forte atuação na formação de professores.
Feito por Portal Vilson Nunes