Prefeitura de Palmas de Monte Alto adere a paralisação contra a crise financeira

prefeitura de Palmas de Monte Alto (Foto: Portal Vilson Nunes)

O prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSB) confirmou, na noite deste domingo, ao PORTAL VILSON NUNES, que o munícipio vai aderir a paralisação contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A paralisação, que acontecerá na quarta-feira, 30 de agosto, é uma iniciativa de articulação entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e as entidades municipalistas do Nordeste. Todas as atividades administrativas serão suspensas, com exceção dos serviços essenciais que incluem a saúde e a limpeza urbana. O protesto é visto como uma forma de sensibilização, com o intuito de despertar na população, no Governo Federal e no Congresso Nacional as dificuldades que estas cidades vêm enfrentando devido a oscilação do recurso que ainda tem queda de 15%  prevista para este mês de agosto.

Em entrevista concedida ao programa Giro de Notícias da Rádio Visão FM, Rubens disse que a situação está ficando insustentável, uma vez que as receitas de todas as cidades de pequeno porte diminuíram muito e, por não possuírem receita própria, sobrevivem, exclusivamente, dessas transferências Constitucionais que são feitas pela União. “Houve queda acentuada entre os meses de julho e agosto. Nós achávamos que seria uma queda pontual, mas não é. Pode ter certeza que enfrentaremos dias difíceis até o final do ano”, confirmou. O gestor ainda disse que a prefeitura de Palmas de Monte Alto perdeu mais de R$ 1 milhão em relação ao mesmo período do ano de 2022.

Segundo o prefeito, os municípios entrarão em colapso financeiro. Esse é o motivo pelo qual a tradicional festividade de setembro na cidade foi cancelada. “Entre pagar o 13º dos professores no final do mês e manter em dias as contas públicas, a minha gestão fica com o compromisso de manter a responsabilidade e seguir a coisa correta”, garantiu.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.