Prefeitura de Igaporã incentiva a cultura e fortalece a economia criativa

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Igaporã retomou os programas pela Secretaria de Cultura e Turismo, como incentivo ao setor e fortalecimento da economia criativa.

A procura pelas matrículas superou as expectativas da Secult, entre os dias 19 de janeiro e 7 de março. Foram realizadas 558 inscrições para os seis projetos: Balé Igaporã, 170; Oficina de Capoeira, 90; Oficina de Violão, 95; Oficina de Desenho Realisata, 85; Oficina de Pintura em Tecido, 59; Oficina de Trança, 59.

A Secretaria estabeleceu critérios para as inscrições, de acordo com o programa escolhido. Para as oficinas de violão e capoeira foram aceitas crianças com até 4 anos de idade. As inscrições foram abertas a todo o público para as oficinas de Pintura em Tecido, Desenho Realista e de Trança.

A Secretaria iniciou as aulas de balé e capoeira no dia 7 de março, no espaço ocupado pelo CRAS, na Praça Bernardo de Brito. O prédio da Secult está em reforma e todas as atividades estão instaladas, provisoriamente, em outros endereços. Os trabalhos administrativos ocuparam espaços nas instalações da Praça do Forró, onde interessados podem se inscrever para os programas que ainda estão com matrículas abertas.

Além do trabalho amplo de formação dos jovens artistas, o cotidiano da Secult apresenta várias atividades de promoção cultural, incentivo aos estudos e reforço da vida escolar para estudantes de Igaporã. A Biblioteca Saul Leão possui um acervo composto por obras de literatura infantojuvenil, livros de cultura popular, entre outros.

A Secult iniciou, recentemente, um projeto de expansão dos programas para localidades da zona rural de Igaporã. Para isso, equipes estão percorrendo várias comunidades, com o objetivo de mapear as demandas locais. O resultado será a implantação de programas adequados à realidade dos moradores da zona rural. 

Os programas executados em 2023, terão o reforço da parceria firmada com a Secretaria de Educação, com o objetivo de capacitar os professores e instrutores sobre estratégias de acolhimento a crianças e jovens com necessidades especiais, juntamente com suas famílias. O treinamento se baseou em instruções sobre a adoção de um atendimento cada vez mais humanizado e com resultados positivos para o desenvolvimento de habilidades.

O prefeito Newton Cotrim (Neto) destaca a importância da cultura no município e apoia os projetos culturais. “A cultura tem papel central na formação da nossa sociedade e mobiliza uma série de setores da nossa economia. Por isso, temos destinado recursos e esforços para que o setor cultural cresça e se desenvolva cada vez mais, gerando assim empregos, renda e trazendo novas experiências, novas histórias e novas sensações para a nossa população”, disse Neto.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.