Guanambi é mais uma das cidades que não realizará o desfile cívico no dia em que se comemora a Independência do Brasil. Palmas de Monte Alto e Brumado, municípios da região Sudoeste da Bahia, também já haviam cancelado os desfiles.
A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Educação, Ednésia Lisboa, na tarde de terça-feira (29). Questionada sobre o motivo do cancelamento, a secretária afirmou ser devido a queda da receita. “Fizemos todo planejamento e, em função da queda na arrecadação, nós cancelamos”, justificou.
Ainda de acordo a secretária, para a concretização do desfile, a prefeitura teria um custo de, aproximadamente, R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) entre carros alegóricos, faixas, camisetas e outros materiais, e, com as crises que as prefeituras vêm enfrentando, o momento agora é de pensar em prioridades. “É hora de pensar em prioridades. Não é nem o fato do custo não, é priorizar mesmo. Estamos fazendo uma reestruturação da rede e, no âmbito de Guanambi, estamos priorizando investimentos em cima do que tá previsto no Plano Municipal de Educação”, finalizou.
O desfile cívico de 7 de setembro não é uma tradição no município.
Feito por Portal Vilson Nunes