
No início da noite desta quarta-feira (24), a prefeitura de Guanambi convocou uma entrevista coletiva de urgência, quando anunciou Lockdown a partir do dia 1º de março no município. A medida é considerada de extrema necessidade diante da gravidade da pandemia na cidade. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Saúde Dr.ª Roberta Gonçalves Mota.
“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total.
De acordo com a prefeitura, haverá interrupção de qualquer atividade não essencial. A medida deve durar de 7 a 10 dias podendo ser prorrogado, conforme destacou a Secretária.
Conforme a prefeitura, a decisão levou em consideração milhares de casos confirmados da doença e também as 24 mortes pela Covid-19. Além disso, a gestora da pasta pontuou a situação de crescimento exponencial de contágio da doença e de óbitos. ” A cidade precisará enfrentar unida esse momento tão difícil”, disse. [confira aqui o vídeo]
Cenário muito preocupante
Mais cedo, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura já havia informado que todos os leitos abertos no município já estão ocupados.
Na atualização do Boletim desta segunda (22), os dados de ocupação de leitos das unidades de saúde nunca estiveram tão lotados. Os leitos de UTI de Vitória da Conquista, unidade de referência da nossa região atingiu 100% de ocupação, como também o Hospital Municipal de Guanambi com leitos de semi-intensiva, teve o seu ápice de ocupação. Os leitos de UTI de Salvador atingiram a marca de 82%, o que levou o Governo da Bahia a diminuir o horário do toque de recolher para 20 horas.