PUBLICIDADE

Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Palmas de Monte Alto tomam posse; veja fotos e vídeos

Foto: Vivian Nunes/Portal Vilson Nunes

O prefeito reeleito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens  (PSD) tomou posse ao lado de seu vice-prefeito, Domingos Rodrigues Porto Neto (PSD), e dos 11 vereadores eleitos para o exercício de 2021 a 2024. O ato foi realizado na noite da última sexta-feira (1), em Sessão Solene, no Auditório Abílio de Castro Lima, na Câmara Municipal. A deputada estadual Ivana Bastos participou do evento e parabenizou aos eleitos pela posse.

No pronunciamento, tanto o prefeito quanto o vice-prefeito agradeceram a cada eleitor pela confiança do voto, reafirmando o compromisso de trabalhar em prol da população. Ambos, também solicitaram que todos os vereadores, independente de partido, se unam ao projeto da gestão de buscar o desenvolvimento do município.

Durante o evento, o repórter Jéu Costa do Portal Vilson Nunes e da Rádio Visão FM conversou com exclusividade com o vice-prefeito Neto e com o prefeito Manoel Rubens. [assista abaixo]

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

O prefeito, o vice-prefeito e os vereadores de Palmas de Monte Alto vão representar 21.796 habitantes. A cidade baiana tem um PIB de R$ 161.388.837,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,586, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:

Joaquim da Jurema, do Republicanos, tem 49 anos;
João Roriz, do Republicanos, tem 62 anos;
Adenúsia Araújo, do PT, tem 46 anos;
Miro Lima, do PSD, tem 58 anos;
Zé Anísio Luxo, do PSD, tem 49 anos;
Patrick Show, do PSD, tem 39 anos;
Patrícia do Rancho, do PSD, tem 36 anos;
Selma de Leotério, do PSD, tem 38 anos;
Adriana Santos, do PSB, tem 30 anos;
Rose da Barriguda, do PP, tem 42 anos;
Bárbara de Nadir, do PP, tem 38 anos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE