
Em publicação no Diário Oficial do Município, o prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz, sancionou a Lei nº 709 de 30 de junho de 2023, que institui o Dia Municipal do Vaqueiro no município de de Palmas de Monte Alto (BA). A iniciativa, de autoria da vereadora Bárbara de Nadir, havia sido aprovada por unanimidade, na sessão ordinária do dia 19 de junho de 2023.
Em sua justificativa de sanção, o gestor municipal ressaltou que o “vaqueiro é símbolo de coragem e arrojo dos sertanejos e, com atividade profissional reconhecida por meio da Lei Federal nº 12.870/2012”
O projeto sancionado instituiu a data do dia 29 de agosto para ser comemorada o dia do Vaqueiro. Em contato com a nossa reportagem, Bárbara ressaltou que a proposição tem o objetivo de homenagear o vaqueiro montealtense, figura representativa da cultura brasileira, especialmente do povo nordestino. A parlamentar frisou a importância do papel do vaqueiro no dia a dia e que é uma classe que merece ser reconhecida em nosso município. “É uma classe que tem o meu respeito e apreço. Não é fácil a lida no campo, ser vaqueiro é uma atividade dura. Não só ao vaqueiro que cuida das fazendas, mas o vaqueiro competidor, que gosta e vive das competições de vaquejada. Todos os vaqueiros merecem o nosso reconhecimento“, manifestou.[
Feito por Portal Vilson Nunes