Prefeito Nilo Coelho inaugura a nova Praça José Ferreira, atendendo antigo pedido da população e comerciantes

Foto: Divulgação

A manhã deste sábado (20) foi o momento do resgate de um antigo compromisso da gestão do prefeito Nilo Coelho com a população de Guanambi. O gestor entregou o que era considerado um antigo gargalo da cidade, a total reconstrução da Praça José Ferreira, localizada no centro comercial.

O prefeito estava acompanhado do vice-prefeito Nal, vereadores e secretários municipais. O deputado estadual Luiz Augusto participou do ato e em sua fala parabenizou a gestão pela coragem de enfrentar o desafio. O secretário de Agricultura Felipe Duarte falou em nome do secretariado e do deputado federal Artur Maia e reafirmou a sua alegria na entrega da obra, “esta é a gestão Nilo Coelho, que encara desafios grandes e não tem medo do trabalho”, disse. O presidente da Câmara Zaqueu Rodrigues representou os vereadores e destacou a parceria com o Legislativo.

Emoção na homenagem

A senhora Lucília Domingues Donato, viúva do ex-prefeito Gileno Donato (in memorian), acompanhada das filhas Emília Domingues Donato  e Diana Domingues Donato, agradeceu o prefeito Nilo Coelho pela homenagem e lembrou a história e o legado deixado pelo ex-gestor, quando o mesmo construiu a última versão da Praça José Ferreira no ano de 1987. Ao lado da placa atual, o ex-prefeito foi homenageado em placa afixada na praça, como também foi mantido a original, que também mantém o nome da engenheira Sandra Naira.

Apresentação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra, o evento foi apresentado pelos comunicadores Bonny Silva e Romilson Rodrigues. Com a organização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o ato inaugural contou com apresentação cultural da Banda Afromalêko, com condução dos mestres percursionistas Elias e Pretinho. Além disso, jovens vestidas de Baianas distribuíam fitas comemorativas, enquanto um enorme banner central do palco estava afixado a mensagem: “Respeito não tem cor, tem consciência”.

Detalhes da obra

O espaço passou por um arrojado trabalho de drenagem e terá 200 (duzentas)novas vagas de estacionamento, com novo paisagismo, potente iluminação de LED e a construção de banheiros públicos. A obra é um pedido de pelo menos 12 anos e já gerou inúmeras discussões e queixas da população, devido aos alagamentos constantes e a depreciação de sua estrutura. Ao longo deste tempo, diversos estudos foram iniciados, porém, nunca concluídos.

“Em nossa gestão, as obras têm data para começar e para ser entregue, o clamor da população foi ouvido, onde era depósito de lixo e abandono, agora será espaço devolvido para a população”, comemorou o prefeito Nilo Coelho.

Segundo o secretário de Infraestrutura Michel Macêdo, “a entrega da obra não se esgota além do projeto de requalificação, o principal objetivo é gerar um efeito transformador das áreas vizinhas, modernizando uma região importante da cidade”.

Importância histórica

Na Praça José Ferreira funcionou o gerador de energia elétrica da cidade, o antigo Banco Baneb e até hoje funciona o Fórum Juiz Eduardo Daltro de Castro, várias clínicas médicas, um hospital, um hotel, vários estabelecimentos comerciais e algumas residências. A primeira urbanização da praça foi realizada em 1968 na gestão de Jonas Rodrigues e a segunda, no ano de 1987, pelo então prefeito Gileno Donato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.