Prefeito de Guanambi se reúne com colonos e expressa preocupação com a baixa vazão da Barragem de Ceraíma

(Foto: Reprodução)

O prefeito Nal Azevedo se reuniu nesta terça (16), com o secretário municipal de Agricultura Vanderlei Florêncio e com o presidente da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto de Ceraíma, Marco Antônio Fraga da Silva (Biludo), para tratar de uma preocupação pertinente dos colonos, que é a rápida diminuição da vazão do reservatório da Barragem de Ceraíma.

Segundo foi afirmado no encontro, o reservatório está com cinquenta por cento da sua capacidade total, com 25,1 milhões de m³. “Esse número se deve ao fato de que a EMBASA continua utilizando a água da Barragem de Ceraíma para abastecimento de muitas cidades, que deveriam ser abastecidas pela Adutora do São Francisco”, afirmou, o líder cooperativista.

Segundo disse o secretário municipal, o projeto de irrigação de Ceraíma é de grande importância para os produtores rurais do distrito e para região de Guanambi, tendo em vista que o perímetro consegue abastecer toda a nossa região, além de gerar aproximadamente 3.000 empregos diretos, tornando estas famílias dependentes da água da barragem para continuarem produzindo. “Nesse sentido, apresentamos o problema para o Prefeito Nal, que declarou total apoio a causa e preocupação, afirmando que buscará o mais rápido possível, a melhor forma de resolver a questão, junto às autoridades ligadas a Embasa e Codevasf”.

 Dados oficiais preocupantes

Segundo dados oficiais da Codevasf, as últimas chuvas colocaram na Barragem de Ceraíma apenas 486 mil metros cúbicos de água. Nesta mesma época do ano passado, o volume era de 42,1 milhões de m³, perfazendo o volume de 82,4%.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.