Prefeito de Guanambi conclama união suprapartidária, para socorrer produtores rurais da região para combate aos efeitos da seca extrema

(Foto: Reprodução)

Aconteceu na noite desta segunda-feira (4), no auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi um importante encontro de produtores rurais ligados ao agronegócio, com a finalidade de discutir e encontrar soluções para diminuir os efeitos da longa estiagem na região que já dura 11 meses. O movimento foi denominado Grito da Seca dos produtores rurais de Guanambi e região.

Além do prefeito de Guanambi Nal Azevedo, estiveram presentes oito prefeitos da região: de Caetité – Valtécio Aguiar, de Palmas de Monte Alto – Manoel Rubens, de Pindaí – João Veiga, de Iuiu – Reinaldo Goes, de Malhada – Gimmy Everton, de Riacho de Santana – Tito Eugênio e a prefeita de Carinhanha – Francisca Alves (Chica do PT).

Presentes ainda secretários municipais, vereadores, lideranças políticas como os deputados federais Charles Fernandes, Arthur Maia (vídeo conferência), Daniel Almeida (vídeo conferência), senador Ângelo Coronel (vídeo conferência), além dos estaduais que participaram de maneira virtual, como Felipe Duarte, Vitor Bonfim e Ivana Bastos que mandou representante, o presidente do PSD local, empresário Hugo Costa.

(Foto: Reprodução)

Foram discutidas a adoção de medidas imediatas para abrandar os efeitos severos da seca. Os relatos das mais diferentes localidades da região desenham um quadro caótico da situação de criadores de gado de leite e de corte. A falta d´água, pastagem e, sobretudo, o comprometimento do crédito dos criadores tem levado muitos a terem perdas significativas do rebanho. A estimativa do movimento é que cerca de 10 mil reses já morreram por falta de água e alimento na região.

Foi elaborada uma pauta de reivindicações onde é solicitado de forma imediata a liberação de linha de crédito para aquisição de insumos, e capital de giro, prorrogação de prazos para quitação de débitos vencidos e a vencer, fornecimento de água, liberação de ração do estoque regulador através da CONAB.

O evento foi bastante produtivo e traz um novo alento aos produtores e criadores da região, tendo dos representantes da região na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, uma manifestação de compromisso com a causa, sendo sinalizada em Brasília encontros com os agentes financeiros Banco do Nordeste e Banco do Brasil, Ministério da Agricultura dentre outros.

Vários pronunciamentos, foram realizados pelos prefeitos, convergindo para a mesma direção de unidade, e cobrança das lideranças. Ao fim da reunião, o prefeito Nal Azevedo pediu que todos ficassem de pé e fizessem a oração do Pai Nosso.

One thought on “Prefeito de Guanambi conclama união suprapartidária, para socorrer produtores rurais da região para combate aos efeitos da seca extrema

  1. Estão de parabéns, todas as pessoas que fizeram parte dessa iniciativa, eu jose geraldo neves, filho dessa região, porém moro
    em São Paulo, a 32 anos, fico muito feliz por saber que os lideres dessas regiões, do sudoeste da Bahia. estão tendo essa essa iniativa humana, pois a situação é muito difícil para todos, ricos e pobres, sofrem muito diante dessa seca terrível,
    Mesmo sendo diferentes: mas todos sofrem!!
    Eu, agradeço ao meu amigo TIÃO VIEIRA, por me manter informado sobre os acontecimentos importantes da minha querida Guanambi e regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.