PUBLICIDADE

PM da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos

Coronel da PM-BA, Ivana (Foto: Divulgação)

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) promoveu, pela primeira vez em seus 200 anos de história, uma mulher ao posto de coronel, o mais alto da carreira. A promoção de Ivana Teixeira Andrade foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4), em decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Integrante do Quadro de Oficiais de Saúde, Ivana tem 56 anos e ingressou na corporação há 32 anos, após aprovação em concurso público. Ela é graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia e concluiu o Curso de Comando e Estado Maior, exigido para o topo da carreira militar.

Na mesma rodada de promoções, 11 mulheres alcançaram o posto de tenente-coronel, ampliando a presença feminina em cargos de comando na corporação.

Em declaração após a promoção, Ivana afirmou esperar que outras mulheres também cheguem aos postos mais altos da hierarquia. A mudança ocorre em um contexto de ampliação da igualdade de gênero na PM-BA, que passou a garantir às mulheres concorrência em igualdade de condições nos concursos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Feito por Portal Vilson Nunes

Uma resposta

  1. Demorou p uma mulher chegar a esta patente. Vc sabia q nas abordagens policiais quando está uma policial feminina, as abordagens sao mais racionais e sem truculência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

PUBLICIDADE