O que era para ser apenas mais um atendimento de emergência durante um plantão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), se tornou um encontro de corações. No dia 05 de julho de 2022, uma criança de 5 anos de idade, identificada como Augusto Brito Maurício da Rocha, internada no Hospital Municipal de Pindaí com quadro grave por sequelas da Covid-19, necessitou de transferência para o Hospital da Criança em Feira de Santana, distante a 560 km de Guanambi e 116 km da capital baiana.
Nisso, uma equipe do SAMU de Guanambi – composta naquele dia pelo médico socorrista Dr. Maurício Alves, enfermeira Grace Kelly e condutor Arley – deslocou-se até Pindaí, Bahia, para realizar a transferência da criança, que por sinal passou por grandes desafios durante o percurso.
O menino com complicações da Covid apresentava desconforto respiratório e a equipe médica que o assistia havia feito apenas naquele dia, o diagnóstico de Diabetes tipo I. Em quadro grave, durante transferência em UTI Aérea o médico teve a missão de salvar a vida da criança, que necessitou ser estabilizada e passar por sedação e intubação orotraqueal de emergência.
Dr. Maurício Alves é um profissional com anos de atendimentos prestados por meio do SUS e atualmente realiza atendimentos no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e SAMU de Guanambi. Os pais de Augusto, que estavam desesperados, encontraram no atendimento do médico a esperança em ter o filho de volta em seus braços.
Hoje, após sete meses do fato, a criança encontra-se bem e recuperada. Os pais, Rodrigo Maurício e Rosiane Brito, realizaram nesta terça-feira (28) uma homenagem ao Dr. Maurício, em agradecimento a tudo que por ele foi feito para socorrer Augusto.
Mais do que uma camiseta com texto de agradecimento, Dr. Maurício e a equipe do SAMU receberam reconhecimento e muito afeto da família. Segundo ele, o dia 05 de julho ficará marcado em sua história como médico. “São momentos assim que fazem nossa luta valer a pena”, disse o profissional.
Fonte: Ascom PMG