PUBLICIDADE

PF prende filho do “Careca do INSS”, afasta secretário executivo do Ministério da Previdência e faz buscas contra senador Weverton Rocha

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (18), a quinta fase da Operação Sem Desconto, que apura desvios e descontos ilegais no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Um dos principais alvos é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que teve busca e apreensão em sua residência.

Outro alvo é Romeu Carvalho Antunes, filho mais velho e sócio do empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, que foi preso. Também foi preso o advogado Éric Fidelis, filho do ex-diretor do INSS André Fidelis, que foi preso na fase anterior da operação.

Adroaldo Portal, secretário executivo do Ministério da Previdência, foi outro preso na operação desta quinta. Ele estava no ministério desde a gestão de Carlos Lupi e foi mantido pelo atual ministro, Wolney Queiroz. Adroaldo é apontado como tendo ligação com o senador Weverton, de quem foi assessor. O secretário cumprirá prisão domiciliar.

Ao todo, os agentes cumprem nesta quinta 16 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão. Não há mandados no Congresso Nacional.

Segundo a PF, o objetivo é aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, estelionato previdenciário, organização criminosa e ocultação de patrimônio.

s ordens foram expedidas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e são cumpridas nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

A operação investiga a chamada “farra do INSS”, esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do órgão.

Senador Weverton Rocha

Investigações conduzidas pela PF e pela CGU (Controladoria-Geral da União) apontaram que o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, já esteve com Weverton Rocha. Em depoimento à CPMI do INSS, Antonio Carlos declarou que foi a um churrasco de costela na casa do senador, quando teria falado com ele sobre a regulação da venda de derivados de cannabis.

O Careca do INSS também disse que esteve no gabinete do senador em outras ocasiões, mas que não conversou com o político. Adroaldo da Cunha Portal teria sido o interlocutor. Gustavo Gaspar, ex-assessor de Weverton, teria assinado uma procuração de movimentação de contas bancárias e entregado para Rubens Oliveira, apontado como um operador dos descontos irregulares.

Weverton Rocha ainda não se manifestou publicamente sobre a operação.

Fonte: ICL Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE