
Na manhã dessa segunda-feira (14), foi publicada na Revista Roteiro, a pesquisa intitulada: “Educação do campo em tempos de pandemia no município de Riacho de Santana” realizada pelos Pesquisadores, Antônio Domingos Moreira e Ramofly Bicalho.
Antônio Domingos Moreira, que é filho de agricultores em Riacho de Santana, é Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação – pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGEd/UESB e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC/UESB. Já o Professor Doutor, Ramofly Bicalho, é Docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEduc.
O objetivo da pesquisa foi apresentar os efeitos da organização do trabalho docente e as discussões sobre a dinâmica da educação do campo em tempos de pandemia da Covid-19, no município de Riacho de Santana, Bahia, refletindo acerca do papel das políticas públicas neste processo de mudanças no novo formato educacional.
O pesquisador afirma que a coleta de dados ocorreu através de um questionário pelo aplicativo WhatsApp com cinco (05) docentes que atuam nas escolas do campo do município de Riacho de Santana. As discussões são fruto de uma pesquisa empírica, contemplando o uso de levantamento bibliográfico-documental.
Ainda afirmou que os resultados da pesquisa apontam que a pandemia introduziu novas demandas e intensificou esforços, aos docentes, diante da organização da dinâmica educativa, desde a adaptabilidade às ferramentas tecnológicas disponíveis, até a transposição de metodologias presenciais para o ambiente virtual, bem como, ocasionou a expansão da carga horária de trabalho, desmotivação e conflitos com as famílias dos estudantes. Assim, é notável que, além de ampliar os dilemas já existentes, a pandemia projetou ainda o desafio da (re)invenção do fazer docente numa conjuntura de crise na educação pública, com desarticulações entre as políticas públicas educacionais e o novo contexto, principalmente, na modalidade de Educação do Campo.
A publicação em Revistas Qualis A1 e A2, é um sonho a ser conquistado por pesquisadores, pois tem um impacto extraordinário no currículo. O Qualis Capes oferece uma classificação de periódicos que retratam o produto intelectual dos programas de Pós-Graduação brasileiros de todas as áreas do conhecimento. Antes, o sistema tinha a sua própria plataforma, mas, atualmente, faz parte da Plataforma Sucupira — que engloba vários sistemas e funcionalidades oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Segue o link para acessar o artigo publicado na página: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27913/17297
Fonte: Ascom