
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 51,8% dos brasileiros, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (8) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Já a aprovação do petista foi registrada em 47,3% dos entrevistados. Os dados indicam estabilidade em relação à pesquisa anterior, realizada em maio, quando a desaprovação era de 53,7%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de junho com 2.612 pessoas, através de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Em relação à avaliação do governo, 51,2% dos participantes consideraram a atual gestão como ruim ou péssima. Outros 41,6% classificaram o governo como ótimo ou bom, enquanto o restante respondeu como regular ou preferiu não opinar. Na pesquisa de maio, a reprovação era ligeiramente superior, com 52,1%.
Lideranças políticas mais bem avaliadas
A pesquisa também mediu a popularidade de figuras públicas da política nacional. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) aparece como o mais bem avaliado, com 49% de imagem positiva. Ele é seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pelo próprio presidente Lula, ambos com 47%.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 53% de avaliação negativa e 46% de avaliação positiva. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é vista de forma positiva por 45% dos entrevistados e negativamente por 50%.
Feito por Portal Vilson Nunes