
Um pescador de Guanambi, no sudoeste da Bahia, fisgou um surubim (pintado) de 46 quilos no Rio São Francisco, na região das Três Ilhas, entre os municípios de Malhada e Bom Jesus da Lapa. A captura ocorreu na manhã da última quinta-feira (18), durante uma pescaria com anzol.
O pescador Gustavo Malheiros contou que o tamanho do peixe surpreendeu a todos. “Foi tanta emoção que duas balanças quebraram antes de conseguir pesar corretamente. Nunca imaginei viver algo assim. Já tinha pego surubins antes, mas nada perto disso. O maior que eu tinha fisgado até então não passava de 14 quilos”, relatou.
A pescaria virou motivo de comemoração. “Foi a maior emoção da minha vida em uma pescaria”, disse Gustavo, ao lembrar o momento em que retirou o peixe da água.
Casos de grandes capturas de surubins já chamaram atenção na região. Em 2022, pescadores retiraram do rio um exemplar de 40 quilos no município de Malhada. Já em 2024, o pescador Romário Godez fisgou um peixe de 1,76 metros no rio Dourados, em Fátima do Sul (MS), catalogado como o maior já registrado no Brasil pela Brazilian Game Fish Association (Bgfa). Após a medição, ele devolveu o animal ao rio.
Feito por Portal Vilson Nunes

