
O projeto ‘Jovens Unidos Pelo Esporte’ (JUPE), liderado em Palmas de Monte Alto (BA), pelo cidadão John Rafael Domingues Dos Santos (Dhone) e a professora Marilene Silva Braga, promoveu na noite desta quinta-feira (30/11), uma importante palestra com a participação da Polícia Militar, representada pelo Sargento PM Diogo Éder e o Cabo PM Sérgio Jurema. O ato educativo, realizado dentro da quadra João Roriz, contou com a presença de dezenas de crianças e adolescentes, que fazem parte do referido projeto.
Durante a palestra, os policiais abordaram sobre a importância dos valores humanos como principio básico para a formação da personalidade. Enfatizaram sobre os direitos e deveres dos cidadãos e ainda destacaram que, através desta ação, vários jovens podem se tornar conscientes de seu papel na sociedade, pois a partir de instrução, eles podem buscar melhoria no seu rendimento escolar, como forma de demonstrar o seu comprometimento com a educação. Os militares também elogiaram a proposta que está sendo desenvolvida de maneira voluntária por Dhone, e finalizaram solicitando que os participantes valorizem este apoio que estão recebendo de forma gratuita.
Após o evento, a reportagem do programa Giro de Notícias conversou com o Sargento PM – Diogo Éder, que ratificou a importância do JUPE. Os jovens Alex, Vitor e Maicom relataram da satisfação de participarem da ação. Por fim, Dhone esclareceu a intenção do projeto implantado. Acompanhe:
O PROJETO
A Escolinha de Futebol é uma iniciativa sem fins lucrativos que atua em prol da criança e do adolescente de baixa renda na cidade de Palmas de Monte Alto, tendo como principal objetivo oferecer por meio de atividades esportivas e lúdicas, oportunidades para que o jovem carente atendido possa desenvolver-se e assim contribuir para o seu desenvolvimento intelectual, cultural e pessoal, garantindo assim acesso a direitos assegurados por Lei, os quais lhe são negados frequentemente.
Conforme informações obtidas pela reportagem, o JUPE tem como principais objetivos: promover a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à prática e cultura do esporte e do lazer; proporcionar com a prática esportiva e do lazer, melhor desenvolvimento humano, inclusão educacional e social; garantir o acesso a diversas modalidades esportivas; desenvolver hábitos saudáveis direcionados ao processo de desenvolvimento da cidadania; contribuir para redução das situações de risco social, através da prática esportiva; reduzir a evasão escolar, através do fortalecimento à consciência ao estudo incentivando a frequência escolar; apoiar as ações de erradicação do trabalho infantil; implementar indicadores de acompanhamento e avaliação do esporte educacional e de lazer, além da promoção e/ou desenvolvimento de relacionamento entre alunos de diferentes Bairros.
O público alvo são crianças e adolescentes (na faixa etária de 6 a 8 anos) em situação de risco social, aptas a praticarem atividades físicas.
Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM









