PUBLICIDADE

Palmas de Monte Alto: Projeto JUPE é encerrado, após líder receber convite para trabalhar em outro estado; ele estava desempregado

Foto: Portal Vilson Nunes

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (20/9), no auditório do Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, o cidadão John Rafael Domingues Dos Santos (Dione), líder do projeto ‘Jovens Unidos Pelo Esporte’ (JUPE), anunciou que as atividades da ação social serão encerradas em Palmas de Monte Alto, por conta de um convite que ele recebeu para trabalhar em outro estado. Dione esclareceu aos pais das crianças e jovens, que integram o projeto, que ele está há meses desempregado e como a cidade não oferece vagas disponíveis de trabalho e ele precisa sustentar a família, não restou outra alternativa a não ser a de aceitar uma proposta que ele recebeu para trabalhar em uma fazenda, no estado do Piauí.

Frustrados com a triste notícia, dezenas de pais presentes tentaram convencer Dione a permanecer. Eles chegaram a fazer uma proposta de colaborarem financeiramente com ele, no entanto, Dione descartou esta possibilidade, justificando que “jamais poderia aceitar isso, pois desde o início ele pensou em algo social, onde todos participassem de forma gratuita com o objetivo de por meio de atividades esportivas e lúdicas, oferecer oportunidades para que o jovem carente atendido pudesse desenvolver-se e assim contribuir para o seu desenvolvimento intelectual, cultural e pessoal, garantindo assim acesso a direitos assegurados por Lei, os quais lhe são negados frequentemente”.

Foto: Portal Vilson Nunes

Em entrevista ao programa Giro de Notícias, da Rádio Visão FM, Dione ressaltou que, por diversas vezes tentou parceria com o Poder Público com a intenção de ampliar o projeto para oferecer melhores condições aos alunos, entretanto, ele esclareceu que, a justificativa sempre argumentada era de que o município passa por crise financeira.

Marilene, mãe de um jovem que participa do projeto, fez um desabafo e um apelo para que o Poder Público ou alguém do setor privado possa ajudar para que Dione permaneça na cidade, pois segundo ela, será um enorme prejuízo a extinção do projeto.

Durante a execução do projeto no município, cinco garotos foram pré-selecionados para fazer testes em clubes. Recentemente, dois jovens montealtenses, identificados como Marcos Duran Marques, de 17 anos, e Vitor Alexandre Trindade, de 16 anos, foram pré-selecionados pelos times do Bahia e do Vitória. Em maio deste ano, outros três garotos montealtenses obtiveram resultados positivos e foram pré-selecionados para realizarem treinamento em dois clubes de futebol do estado do Rio de Janeiro. Maicon Oliveira Andrade, de 13 anos, residente no bairro Bonfim e Edgar Júnior Lima Trindade, de 14 anos, residente no sítio Iracema foram pré-selecionados pelo Duque de Caxias. Kauan Júnior Lira Pereira, de 11 anos, despertou o interesse do Tigres do Brasil.

O PROJETO

A Escolinha de Futebol é uma iniciativa sem fins lucrativos que atua em prol da criança e do adolescente de baixa renda na cidade de Palmas de Monte Alto.

Conforme informações obtidas pela reportagem, o JUPE tem como principais objetivos: promover a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à prática e cultura do esporte e do lazer; proporcionar com a prática esportiva e do lazer, melhor desenvolvimento humano, inclusão educacional e social; garantir o acesso a diversas modalidades esportivas; desenvolver hábitos saudáveis direcionados ao processo de desenvolvimento da cidadania; contribuir para redução das situações de risco social, através da prática esportiva; reduzir a evasão escolar, através do fortalecimento à consciência ao estudo incentivando a frequência escolar; apoiar as ações de erradicação do trabalho infantil; implementar indicadores de acompanhamento e avaliação do esporte educacional e de lazer, além da promoção e/ou desenvolvimento de relacionamento entre alunos de diferentes Bairros.

O público alvo são crianças e adolescentes (na faixa etária de 6 a 8 anos) em situação de risco social, aptas a praticarem atividades físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE