A jovem Josimara Soares da Silva, de 22 anos, entrou em contato com a redação do programa Giro de Notícias, da Rádio Visão FM, solicitando ajuda para que ela consiga arrecadar recursos financeiros a fim de custear o seu tratamento médico. Moradora da localidade de Altamira, zona rural de Palmas de Monte Alto, a cidadã esclareceu que, diante da dificuldade e desespero, colocou até uma casa à venda, mas até o momento não conseguiu fechar nenhum negócio.
Conforme documentos enviados à nossa redação, no mês de outubro, Josimara fez uma tomografia computadorizada, quando foi diagnosticada com a presença de litíase em ureter proximal direito, com sinais obstrutivos, que vem causando muitas dores à paciente, sendo necessário, segundo o médico, um procedimento cirúrgico para correção do problema.
No entanto, de acordo com Josimara, a cirurgia custa R$ 6.000,00 (seis mil reais) e no momento ela não dispõe de tal quantia. “Estou precisando de um tratamento médico urgente. Tenho cálculos renal nos dois rins. Porém do lado direto preciso fazer uma cirurgia rápida no valor de 6 mil $ mais eu não condições . estou vendendo uma casa no povoado de Altamira para consegui fazer a cirurgia. Peço que quem puder me ajudar com qualquer valor me ajude, pois o meu caso é sério. Quase toda semana estou no hospital pra tomar medicamento, mas não passa a dor. Já nem sei falar quantas vezes eu fui no hospital e na Secretaria de Saúde esperando vaga no SUS e até hoje nada. Até meu medicamento, o secretário recusou. Quem me deu foi minha comadre, remédio de apenas R$ 200,00 eles não me ajudaram“, manifestou ela. [ouça o áudio]
A nossa reportagem encaminhou um pedido de providências ao Secretário Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto (BA) – Marcos Túlio Laranjeira Rocha. Em resposta, o gestor da pasta, esclareceu que não recusou dar medicamento, e em relação a cirurgia, disse que iria ver como está a regulação. “Mande alguém dela me procurar amanhã na secretaria”, disse.