Palmas de Monte Alto: Grupo promove evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra no distrito de Rancho das Mães

Foto: Divulgação

Um grupo de mulheres composto por Cleonice, Diele, Geane e Jamile, celebrará o Dia da Consciência Negra com um grande evento na sede da Associação do distrito de Rancho das Mães, na zona rural de Palmas de Monte Alto, neste sábado (20). A programação tem início às 17h, com apresentação de dança; desfile adulto e mirim; roda de capoeira; concurso de trança; oficina de atabaque; roda de conversa – debatendo sobre o preconceito; brinquedoteca para crianças de 2 a 10 anos e várias premiações e convidados especiais.

Em contato com a reportagem do PORTAL VILSON NUNES, a jovem Diele, uma das organizadoras – afirmou que, o Dia da Consciência Negra é importante porque hoje, mesmo depois de tanto tempo de libertação, os negros ainda precisam lutar para ter os mesmos direitos que os brancos.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi criada em 2003, sendo incluída no calendário escolar de todo o Brasil, mas apenas em 2011, através da lei n°12.519, foi oficializada em todo país, sem obrigatoriedade de feriado.

O dia faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento negro brasileiro, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A importância da data está no reconhecimento da participação dos afro-descendentes na constituição e construção da sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra traz a importante reflexão a respeito de racismo, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religiões e cultura de matrizes africanas, dentre outros temas que serão debatidos no evento.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.