Realizada em Palmas de Monte Alto na última sexta-feira (3), a Etapa Municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde foi um sucesso. Com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, o evento visou construir diretrizes para formulação de políticas públicas para a saúde que de fato atendam os anseios e necessidades da população, como espaço de diálogo da coletividade com o poder público, dentro do conceito de saúde como direito da pessoas e responsabilidade de todos.
O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Túlio Laranjeiras Rocha (Tito) destacou que, o objetivo da atual gestão sempre foi a de realizar ações na saúde de forma participativa, atendendo ao direcionamento do prefeito Manoel Rubens.
A Presidente de Conselho Municipal de Saúde, Kátia Malheiros falou dando ênfase para os objetivos da conferência, orientando para o debate centrado no tema proposto.
Falando em nome do prefeito, que não pôde estar presente, o vice-prefeito Neto garantiu ser defensor do Sistema Único de Saúde, acreditando que somente com a participação efetiva dos seus usuários, o apoio da comunidade em geral, dos profissionais de saúde, bem como o financiamento por parte principalmente do Governo Federal será possível fortalecer ainda mais, esse que é o maior programa de saúde pública do mundo.
A palestra magna do evento foi proferida pela Servidora da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Maria Leonor Sales Santos Carvalho, e em seguida foram instalados os grupos para discussão dos eixos temáticos, assim distribuídos:
I. O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
O evento encerrou com a votação das propostas.
Feito por Portal Vilson Nunes