
Na sessão ordinária desta segunda-feira (19), da Câmara de Vereadores de Palmas de Monte Alto, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei n° 03/2023, de autoria da vereadora Bárbara de Nadir, que institui o Dia do Vaqueiro no município. O projeto apresentado institui a data do dia 29/08 (alterada via emenda) para ser comemorada o dia do Vaqueiro.
A proposição apresentada, conforme a parlamentar, tem por objetivo homenagear o vaqueiro montealtense, figura representativa da cultura brasileira, especialmente do povo nordestino.
No ano de 2013 foi sancionada a Lei n° 12.870 que regulamenta a profissão do Vaqueiro no país. De acordo com a legislação, o vaqueiro é o profissional que trata, maneja e conduz, animais como bois, cavalos e outros de pastoreio e que tem como papel profissional o de treinador de animais para eventos esportivos.
A parlamentar frisou a importância do papel do vaqueiro no dia a dia e que é uma classe que merece ser reconhecida em nosso município. “É uma classe que tem o meu respeito e apreço. Não é fácil a lida no campo, ser vaqueiro é uma atividade dura. Não só ao vaqueiro que cuida das fazendas, mas o vaqueiro competidor, que gosta e vive das competições de vaquejada. Todos os vaqueiros merecem o nosso reconhecimento”, manifestou a parlamentar.
O projeto segue para sanção do Poder Executivo.
Fonte: Ascom