
O Colégio Novos Talentos promoveu, nos dias 18 e 19 de novembro, a 7ª edição da Feira do Conhecimento em Palmas de Monte Alto (BA). Neste ano, o evento teve como tema “Revolução Verde 5.0: enfrentando mudanças com inovação sustentável”, discutindo desafios ambientais e soluções tecnológicas, sociais e culturais que podem contribuir para um futuro mais verde.
A feira, realizada anualmente no mês de novembro, reuniu projetos desenvolvidos por alunos da instituição, que também foram responsáveis por explicar os trabalhos expostos ao público. A edição de 2025 contou com atividades no turno noturno e com a participação do professor mestre em Ciências Ambientais e coordenador da Afya, Felipe Teixeira, que palestrou sobre meio ambiente.
Estudantes do Colégio Anísio Teixeira também marcaram presença, apresentando um projeto de iniciação científica. A comunidade escolar e moradores do município compareceram em grande número, reforçando o impacto educacional do evento. Durante a programação, a estudante Sophia Coelho entrevistou visitantes e participantes, coletando impressões sobre a feira.
O professor mestre Ewerton Muitim destacou a importância da temática ambiental para a formação dos estudantes. “A nossa feira 2025 traz uma temática para tratar das questões ambientais e é de grande importância para o nosso alunado. Tratar dessa temática é pensar no futuro. Nós somos grandes produtores de lixo e precisamos pensar no futuro que queremos.”
Visitantes elogiaram a organização e o conteúdo apresentado. “O evento conta com muita criatividade. Desde já quero agradecer ao Colégio Novos Talentos”, afirmou Adroalves.
O estudante Osvaldo, da 2ª série do Colégio Estadual Anísio Teixeira, também destacou o aprendizado proporcionado pela feira. “É um evento bem organizado e estou gostando do que estou vendo e aprendendo por aqui.”
A organização do evento explicou que a escolha do tema é um chamado à reflexão diante das crises climáticas. Segundo a instituição, “é urgente repensar nosso modelo de vida, consumo e produção”. Para os organizadores, a proposta da Revolução Verde 5.0 “vai além da agricultura e da tecnologia, integrando ciência, cultura, responsabilidade social e inovação como caminhos para a sustentabilidade”.
Feito por Portal Vilson Nunes