A sessão ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (4), na Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto, se transformou em Audiência Pública, para tratar sobre a situação preocupante provocada pela estiagem prolongada, e prejuízos causados até o momento, bem como a necessidade de ações emergenciais por parte dos governos estadual e federal no município.
Além de todos os vereadores, o evento contou com a presença do prefeito Manoel Rubens, vice-prefeito Neto, secretários municipais, presidentes de associações rurais e pequenos produtores do município.
Em plenária, todos os presentes concordaram com a pauta apresentada e, agora o documento oficial será encaminhado ao governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e ao presidente Lula requerendo de ambos medidas urgentes para o enfrentamento da seca que já dura cerca de 11 meses.
Entre as principais solicitações elaboradas estão: Recursos financeiros junto aos agentes públicos (Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa) para pequenos e médios produtores para aquisição de ração; prorrogação de dívidas junto às instituições financeiras; desburocratização e credenciamento de pipeiros junto à SUDEC e Exército para o fornecimento de água à população; fornecimento de milho por parte da CONAB para os agricultores durante o período de seca; linha de crédito destinado aos laticínios da região para que possam manter as atividades e o preço justo do leite para os produtores; aquisição de cestas básicas para atender famílias que estão enfrentando dificuldade no período de estiagem e liberação do PAA compra direta e PAA via CONAB (este já em processo de finalização), afim de complementar a alimentação da população em vulnerabilidade social e gerar renda aos agricultores familiares do município.
O Portal Vilson Nunes fez a cobertura e registrou em vídeo a Audiência Pública. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Portal Vilson Nunes (@portalvilsonnunes)
Ao final, o vereador Miro Lima e a presidente da Câmara Patrícia do Rancho, falaram sobre o objetivo do ato e expuseram o que esperam dos governantes a partir de agora. [ouça]
Feito por Portal Vilson Nunes