noticias UniFG realiza cerimônia de abertura da V Semana Jurídica

UniFG realiza cerimônia de abertura da V Semana Jurídica

-

- Advertisment -

Foto: Divulgação

O Centro Universitário UniFG promoveu, na noite desta quarta-feira (10), a abertura da V Semana Jurídica. Com o tema “O legado dos 30 anos da Constituição brasileira: democracia, sociedade e novos direitos”, a cerimônia de abertura contou com centenas de discentes, docentes e pesquisadores, que puderam acompanhar a primeira mesa temática do evento.

A Semana é realizada pelo curso de Direito da UniFG, em parceria com o Programa de Mestrado em Direito (PPGD) e com os cursos de Pós-Graduação lato sensu e tem como objetivo trazer reflexões sobre o legado dos 30 anos da Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988.

Participaram da mesa de abertura o Pró-reitor de Pós-Graduação e Expansão, Prof. Mauro Ribeiro; o coordenador e docente do curso de Direito da UniFG, Prof. João Paulo Soares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Gunanambi, Edvard Júnior e a representante do diretório acadêmico do curso de Direito, a discente Tâmara Teixeira. Também fizeram parte da mesa os palestrantes da noite, o Doutor e Mestre em direito das relações sociais e Procurador-Chefe Nacional do INS, Jefferson Guedes e o Doutor em Direito e o professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UniFG, Daniel Lourenço.

Foto: Divulgação

Em seu discurso de abertura, o Pró-reitor de Pós-Graduação e Expansão, o Prof. Mauro Ribeiro, ressaltou a importância da Semana Jurídica como incentivo à produção científica no âmbito regional e destacou o papel decisivo da educação no crescimento regional. “Nós estamos na V Semana Jurídica e a cada ano nós percebemos a grandiosidade do evento. Dentre uma de suas características, nós podemos citar a integração das diversas áreas do direito, uma característica também da nossa instituição. Por isso, nessa noite, é um orgulho recebermos professores de outras instituições, para juntos promovermos e compartilharmos conhecimento com qualidade e responsabilidade”, afirmou Ribeiro.

A mesa-redonda da primeira teve como tema “Dilemas e perspectivas da Constituição de 1988”. O professor Jefferson Guedes ministrou a palestra “Constitucionalismo da esperança e direito aspiracional”, na qual, tratou sobre as perspectivas existentes quando se constroem constituições. “A ideia central dessa noite foi dizer que, apesar dos paradoxos ou dos dilemas, contradições, ambiguidades, o texto constitucional vem passando, nesses 30 anos de existência, por processos de remodelação e adaptação a esse novo tempo. Isso fez com que ele se tornasse mais próximo”, explanou Guedes.

Abordando a questão da evolução constitucional e o direito ambiental, o professor Daniel Braga discorreu sobre a evolução da constituição e seus aspectos positivos e negativos. “A dinâmica de interpretação da constituição durante esses 30 anos, especialmente na área do direito ambiental, vem sendo contestada. Então, a minha intenção foi mostrar de que forma ela colaborou para a consolidação de um estado.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

Acusado de chefiar tráfico de drogas em Guanambi, Delton é colocado em liberdade pela Justiça

Uma decisão judicial, publicada no Diário da Justiça do Estado da Bahia na última segunda-feira (17), colocou em liberdade...

PRF apreende carga com quase 800 kg de maconha que seria descarregada em Guanambi

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 800 quilos de maconha, durante abordagem de rotina na BR-251, em Montes...

Ex-prefeito de Riacho de Santana acumula mais uma condenação na Justiça Federal por ato de improbidade; ouça o que ele disse ao PORTAL VILSON...

O Juiz Federal da Subseção Judiciária de Bom Jesus da Lapa condenou a pedido do Ministério Público Federal -...

Uesb divulga resultado do Vestibular 2020

Após uma maratona de estudos e horas de provas para o Vestibular 2020, chega o momento de conferir a...

Proerd é implantado em Iuiú e cerca de 130 alunos serão beneficiados

A secretária de Educação de Iuiú, Elizete Alves de Souza, reuniu na manhã de terça-feira (18), com Leônidas da...

Biometria: regularização do título de eleitor poderá ser feita após o Carnaval

Os eleitores de 242 municípios que não responderam a convocação da Justiça Eleitoral até o dia 18 de fevereiro e, consequentemente, tiveram seus...

Mais Lidas

Acusado de chefiar tráfico de drogas em Guanambi, Delton é colocado em liberdade pela Justiça

Uma decisão judicial, publicada no Diário da Justiça do...

PRF apreende carga com quase 800 kg de maconha que seria descarregada em Guanambi

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 800 quilos...
- Advertisement -

Portal Vilson NunesÚltimas Notícias
O portal de notícias com a marca da verdade