
Segue até quarta-feira (21), a paralisação do transporte alternativo em Guanambi e Região, contra as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) que tornam mas severas as punições para o transporte irregular de passageiros. Segundo os manifestantes, as entradas da cidade continuarão fechadas para vans, ônibus e automóveis que fazem o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros.
Os manifestantes dividiram-se em grupos para realizarem o bloqueio nas saídas para Caetité (BR-030), Palmas de Monte Alto (BR-030) e Candiba (BR-122). Também há adesão de motoristas que bloqueiam as entradas em Igaporã e Bom Jesus da Lapa.
Segundo a organização da paralisação, cerca de 800 motoristas pararam seus veículos nesta segunda-feira (19) e só voltarão ao trabalho na quinta-feira (21). Alguns dos participantes do protesto seguirão para Brasília no final da tarde, onde irão se unir a transportadores de outras partes do país para uma manifestação na capital.
Os manifestantes usam camisas e bandeiras com frases como – “Não queremos ser ilegal, me ajude a ser legal. Deixa a gente trabalhar” e “Da união nasce a força”.
O Centro Universitário UniFG emitiu comunicado suspendendo as aulas até o fim da paralisação. A instituição recebe estudantes das cidades vizinhas que também usam o transporte alternativo para se locomoverem para as aulas.
IF Baiano retoma aulas nesta terça-feira
Os motoristas que fazem o transporte de estudantes para o Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi retornarão às atividades já nesta terça-feira (20). A Instituição suspendeu as aulas na segunda-feira, pois boa parte dos alunos e servidores dependem do transporte alternativo para chegarem à instituição.