Prefeitura realiza 1ª Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental de Palmas de Monte Alto

Share on facebook
Share on whatsapp
Fotos: Blog do Latinha

A Prefeitura de Palmas de Monte Alto realizou na tarde desta segunda-feira (20/8), a 1ª Oficina de Diagnóstico de Elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental do município, organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente, Educação e Assistência Social, Conselho Municipal de Meio Ambiente e OCCEMA – Organização de Cultura, Ciência, Educação e Meio Ambiente. A atividade ocorreu no auditório do Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, no centro da cidade.

O tema da oficina foi “Educação Ambiental: Uma Construção Necessária”. A mesa de abertura do evento contou com as presenças do Prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz, dos Secretários Francisco Emílio Pereira Lima – representado por Maria Rosa Nevea,  Domingos Rodrigues Porto Neto – Educação e Vice-Prefeito, Marcos Túlio Laranjeira Rocha – Saúde, Joana Batista Nascimento – Assistência Social, Presidente da Câmara de Vereadores – Paulo Cleres dos Santos Nogueira, Diretor da OCCEMA – Jonas Cardoso de Araújo e a Presidente da OCCEMA –  Lucelene.

O evento foi coordenado por Fabiana Araújo e contou também com as presenças de gestores, professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, as entidades ambientais OCCEMA e ONG Prisma e a comunidade em geral. O ambientalista e membro da diretoria da OCCEMA, Jonas Cardoso de Araújo, fez uma palestra com o tema “Meio Ambiente – sua atitude faz a diferença”.

A oficina também contou com os debates em 7 (sete) grupos e eixos temáticos: Grupo 1 – Apresentação e Fundamentação Teórica; Grupo 2 – Marcos Legais e Contexto Atual; Grupo 3 – Aspectos geográficos, históricos, econômicos e socioambientais; Grupo 4 – Flora, Fauna e Recursos Hídricos; Grupo 5 – Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico; Grupo 6 – Preservação da fauna e flora, Saneamento e Resíduos Sólidos e Conservação do patrimônio histórico, sítios arqueológicos e resgate da cultura local; Grupo 7 – Orçamento, Cronograma e Avaliação.

O objetivo da oficina é a implementação da política municipal de educação ambiental por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes, e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à vida e sua sustentabilidade.

O evento foi abrilhantado com as apresentações de músicas  e danças com os temas ambientalistas – O Auto da Natureza e Lilás.

Fonte: Blog do Latinha