Prefeito e Secretário de Saúde de Guanambi fazem balanço do funcionamento do Centro de Controle de Natalidade Canina

0
Foto: Divulgação

Guanambi segue sendo referência regional também no oferecimento de uma estrutura moderna e que atende aos padrões nacionais no enfrentamento da população canina. O Prefeito Jairo Magalhães, ao lado do Secretário de Saúde André Moitinho, visitou na tarde desta quarta-feira (5), as instalações do Centro de Controle de Natalidade Canina inaugurado no final do mês de setembro. Na oportunidade, a equipe técnica liderada pelo Veterinário Dácio Plácido e pelo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ernivaldo Viana, explicaram os procedimentos e protocolos realizados, fazendo um balanço das ações até o final do mês de novembro, superando a média inicial estipulada. Ao todo, 382 procedimentos já foram realizados, entre capturas, castrações, exames, etc.

Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi (Foto: Divulgação)

No mês de novembro foram capturados 80 animais que estavam abandonados nas vias públicas em diversas regiões da cidade, desses, 65 foram castrados e 08 foram eutanasiados após resultados sorológicos positivos, com prova e contraprova para Leishmaniose.

“Fazemos um apelo para as ONGs de proteção aos animais e cidadãos de nossa cidade, para que nos ajude a buscar famílias para adotar os animais que já estão devidamente vermifugados, vacinados e castrados, estamos abertos a firmar parcerias para esta finalidade”, disse o prefeito Jairo Magalhães.

A equipe acompanhou a castração de um animal e a forma de manejo com os mesmos, realizado com todo cuidado e carinho pelos auxiliares do veterinário, que cuidam do local.

“Em nome de Dácio Plácido e de Ernivaldo Viana parabenizo toda a equipe dedicada e competente, que trata nossos pequenos animais com tanto zelo, o nosso prefeito Jairo Magalhães dá exemplo de bons tratos, preocupação com a saúde pública, e cuidado com os animais”, frisa Moitinho.

Fonte: Ascom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.