noticias PF prende ex-senador em investigação sobre suspeita de caixa...

PF prende ex-senador em investigação sobre suspeita de caixa 2 do governador do Pará

-

- Advertisment -

Ex senador do Pará pelo PMDB Luiz Otávio Campos — Foto: Roosewelt Pinheiro/Ag. Senado

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (9) o ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB), do Pará, numa investigação sobre suspeita de caixa 2 na campanha de 2014 do atual governador do estado, Helder Barbalho (MDB). Helder não é alvo de mandados na operação.

Segundo as investigações, Campos é suspeito de intermediar um repasse não contabilizado de R$ 1,5 milhão da Odebrecht para a campanha de Helder.

Campos já foi deputado estadual no Pará. Ele exerceu o cargo de senador pelo então PMDB entre 1998 e 2006. Como senador, foi líder do partido no Senado. Ele também é empresário do ramo de navegação marítima e fluvial. Luiz Otávio já foi alvo de outra operação da PF, em 2017, investigado por propina na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Além de Campos, a PF tenta cumprir mandado de prisão contra outro investigado, no Tocantins, e 6 mandados de busca (3 no Pará, 1 no Tocantins e 2 no Distrito Federal). Os agentes procuram documentos e suspeitos ligados a um desdobramento das investigações da Lava Jato.

Colaboração premiada

A investigação teve início a partir da colaboração premiada feita por dois executivos da empresa Odebrecht na Operação Lava Jato. Eles relataram que a campanha de Helder em 2014 recebeu R$ 1,5 milhão em três repasses da empresa e tudo teria sido intermediado por Campos.

Segundo o depoimento dos executivos, os repasses foram realizados nos meses de setembro e outubro de 2014. Os crimes investigados pela operação são falsidade ideológica eleitoral, que é o crime do caixa dois, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Últimas Notícias

Ação conjunta da Polícia Civil do CE e da BA prende ‘Baú’, considerado o nº 1 do tráfico de drogas em Guanambi

Na tarde deste sábado (25), uma ação conjunta da Polícia Civil dos estados da Bahia e do Ceará resultou...

Homem morre após ser esfaqueado durante briga em Caetité

Um homem, identificado como Elias Junior Meira Pimentel, 33 anos, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada deste...

Defesa Civil confirma sete mortes por causa da chuva em Minas; mais de 2,5 mil pessoas estão desalojadas e 791 estão desabrigadas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais informou, neste sábado (25), que sete pessoas morreram e outras...

‘II Noite da Sofrência’ será realizada em março/2020 em Palmas de Monte Alto

Considerada uma das melhores atrações de arrocha romântico do país, a dupla Naldinho & Leone, está confirmada na '2ª...

Quatro morrem após batida entre carro e caminhão no sudoeste da BA; veículo ficou destruído

Na madrugada desta sexta-feira (24), por volta das 04h, um acidente grave vitimou quatro pessoas na BR-116, trecho da...

Mulher é presa transportando 25 kg de maconha dentro de mala no sudoeste baiano

Uma mulher foi presa transportando 25 kg de maconha, no final da tarde desta sexta-feira (24), em Vitória da...

Mais Lidas

Homem morre após ser esfaqueado durante briga em Caetité

Um homem, identificado como Elias Junior Meira Pimentel, 33...
- Advertisement -

Portal Vilson NunesÚltimas Notícias
O portal de notícias com a marca da verdade